Você conhece o homeschooling?

O Homeschooling é legal?


"Homeschooling" é o ensino domiciliar. Ocorre quando a família decide ensinar os seus filhos em casa, fora das instituições escolares, sejam públicas ou privadas.

Filhos educados desta forma não sofreriam, por exemplo, os efeitos de uma greve escolar de um colégio público. Também não estariam sujeitos às más influências, ou à violência, que podem ocorrer em qualquer instituição educacional. Segundo estatísticas, também é mais barato do que o ensino privado, e mesmo do que o estado gastar por aluno (os pais só gastariam com material escolar, por exemplo). Já foram constatados bons resultados nesta forma de educar.

As famílias que optam por esta forma de ensino geralmente possuem um padrão econômico acima da média e os pais possuem uma boa formação. A grande maioria são de cristãos.

Ocorre que tal forma de ensinar ainda não está devidamente legalizada. Existe um projeto de lei na Câmara dos Deputados com essa finalidade. Há uma cartilha na página do projeto de lei muito interessante (que vale a pena ler, quem quiser se aprofundar) elaborada por uma comissão justamente para discutir tal assunto no parlamento.

O Supremo Tribunal Federal irá julgar um recurso a fim de se verificar se as famílias têm direito de ensinarem seus filhos desta forma no Brasil. Está sob a relatoria do ministro Roberto Barroso cuja manifestação foi no sentido de que tal caso possui repercussão geral (ou seja, de grande importância jurídica, econômica, social e política), o que foi acolhido pelos plenário por maioria de votos.

Particularmente sou favorável à legalização de tal forma de ensino. Se os pais tiverem condições de suprirem o que seria dado em uma escola pública, não vejo motivo para impedir. Além do que, todos sabemos a qualidade do ensino público atualmente. O ensino domiciliar tem sido uma tendência que tem crescido em boa parte do mundo. A única dificuldade é que os pais terão que ser bem instruídos, um deles não poderá trabalhar fora e terão que dedicar tempo para isso.

E você? É favorável ao "homeschooling"?

Comentários

Mais visitadas da semana

E não endureçais os vossos corações (Hebreus 3.7-13)

Aprendendo com os erros do Rei Amazias

Panorama do Novo Testamento: O Evangelho de João

Lidando com a traição e as injustiças da vida - o exemplo de José do Egito

Manaém, o colaço de Herodes

Arminianismo e Catolicismo Romano

Resenha da obra "Ego Transformado", de Tim Keller

Os discípulos ocultos de Jesus

Quem veio primeiro: A Igreja ou as Escrituras?

A fraqueza de Arão