Destruindo sua casa com as próprias mãos

Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos (Provérbios 14.1).


Sim, é verdade. Uma mulher tola coloca tudo a perder dentro de sua casa. A tolice é vista como uma espécie de estultícia, falta de bom senso, enfim.

Mas em minha experiência enquanto pastor, o que mais vejo mesmo é homens destruindo, literalmente, a sua casa com suas próprias mãos.

Conheci lindas famílias, em que havia esposas trabalhadoras, dedicadas, filhos, etc. Mas os maridos, de modo geral, eram agressivos, viciados e violentos. Em um dos casos, uma das mulheres saiu de casa com seus filhos para um lugar incerto e não sabido, depois de muito sofrimento. O homem que destruiu o lar com suas próprias mãos. São inúmeros os casos de agressões familiares, de modo geral provocada pelos maridos.

O fato é que existe uma capacidade destruidora dentro de todos nós, independentemente do gênero, mas os homens são muito mais violentos, por óbvio. Países vivem em guerras, partidos, quadrilhas, porque pessoas também vivem em guerra. Se dermos vazão à nossa ira, daremos vazão à loucura destrutiva, e destruiremos com as próprias mãos aquilo que é o mais importante em nossa vidas: nossa família.

Pixabay

Comentários

Mais visitadas do mês

Manaém, o colaço de Herodes

Aprendendo com os erros do Rei Amazias

Os discípulos ocultos de Jesus

Resenha da obra "Ego Transformado", de Tim Keller

E não endureçais os vossos corações (Hebreus 3.7-13)

Acolhei ao que é débil na fé - uma reflexão sobre romanos 14.1

Panorama do Novo Testamento: O Evangelho de João

Considerações acerca das bem-aventuranças

Panorama do Novo Testamento: Atos dos Apóstolos

As características do ministério de Cristo