segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

A difícil tarefa da exortação

Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;  Hebreus 3:13

Uma das coisas mais difíceis na vida cristã é exortar alguém. É muito mais fácil continuar seguindo a própria vida, e deixar que o outro aprenda, ou não, as próprias lições.

Exortar não significa obviamente gritar, confrontar, mas sim admoestar com amor, brandura e espírito de mansidão. Exortar, como disse alguém, é "erguer a pessoa até Deus".

Há algumas ocasiões em que a Escritura nos determina a exortar algumas pessoas dura e publicamente, como no caso de presbíteros que vivem no pecado. Paulo disse para exortar na frente de todos, para que os outros temam. Jesus confrontou duramente os escribas e fariseus, publicamente. Também disse palavras dura para Pedro ou outros apóstolos na frente de todos. Cada ocasião determinará um modo de agir. Não existe regra absoluta para as relações humanas, daí a necessidade de uma profunda intuição, ou melhor, da direção do Espírito.

Quando exorto alguém duramente, fico arrebentado. Dói em mim, e fico dias pensando se não exagerei. Quando o faço de forma pública então, meu espírito fica quebrantado e moído. "Ai de quem tocar nas ovelhas do Senhor"! Entretanto, é uma tarefa da qual não podemos nos ausentar, sejamos nós membros comuns ou ministros ordenados. Não temos o direito de levar o pecado do irmão sobre nós. Também não temos o direito de espalhar para todos. Temos que enfrentá-lo diretamente.

Um modo de estamos sendo constantemente exortados, mesmo que indiretamente, é estarmos congregando. A exposição pública da palavra do Senhor já é uma grande exortação, se pregada com seriedade. E isso tem que ser de modo constante, de preferência todos os dias, caso contrário corremos o risco de nosso coração se tornar endurecido. Para tanto, sites, blogs, redes sociais podem ajudar um pouco, mas não podem substituir uma congregação de fato.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...