Os discípulos ocultos de Jesus

Nós, os que estamos acostumados a frequentar igreja e ouvir sermões, já ouvimos em algum momento alguma condenação ao que se pode dizer "seguir Jesus em segredo". Eu, particularmente, já ouvi muitas vezes os pregadores exortarem aqueles que têm vergonha de confessar diante do mundo que são cristãos, crentes, discípulos ou seguidores de Jesus.


E realmente, as Escrituras demonstram que muitos, por medo, não quiseram divulgar sua fé em Cristo.

Houve o exemplo de um homem proeminente em Israel, Nicodemus, que foi ter com Jesus bem de noite, indagá-lo acerca de algumas dúvidas que tinha acerca do Reino de Deus. Isto está relatado do capítulo terceiro do evangelho de João. A vida de Nicodemus é colocada em contraste com a da mulher samaritana, que, ao contrário do grande mestre em Israel, divulgou para todos a sua fé em Cristo.

Entretanto, a misericórdia de Deus é tão grande que mesmo discípulos ocultos, secretos de Jesus, podem ser usados para um fim útil.

Por exemplo, veja o que a Escritura diz, em certa parte, acerca de José de Arimatéria, em João 19.38:

"Depois disso, José de Arimatéia, que era discípulo de Jesus, ainda que ocultamente pelo receio que tinha dos judeus, rogou a Pilatos lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. Então foi José de Arimatéia e tirou o corpo de Jesus".

Ou seja, no momento certo, José de Arimatéia foi usado por Deus para retirar o corpo de Jesus da cruz. E somente um homem como ele poderia ir até Pilatos, tendo em vista a proeminente posição que ocupava em Israel. Pedro não poderia, nem Tiago, nem João, nem Mateus. Somente José de Arimatéia.

E não foi só. Vejamos a continuação do texto:

"E também Nicodemus, aquele que anteriormente viera ter com Jesus à noite, foi levando cerca de cem libras de um  composto de mirras e aloés" (Jo 19.39).

Nicodemus também era um seguidor secreto de Jesus, e ele providenciou para o mestre um sepultamento de rei. Ele e José de Arimatéia honraram o corpo do mestre.

Vejam. Dois discípulos secretos diante de Pilatos. Dois discípulos secretos que não tiveram a honra de caminhar com Cristo durante sua vida, mas que o honraram em sua morte. Talvez se eles tivessem se revelado como seguidores de Cristo não teriam tido a oportunidade de retirarem o corpo de Jesus, pois provavelmente teriam perdido os seus importantes cargos em Israel.

Não quero incentivar que você tenha vergonha ou medo de se revelar como discípulo de Cristo. Entretanto, pode ser que haja momentos e ocasiões que seja melhor manter seu seguimento a Jesus em secreto. Talvez um membro do partido comunista coreano tenha que manter em segredo uma coisa como estas. Talvez alguém de uma elite muçulmana em um país que persegue cristãos. O importante é saber que a misericórdia de Deus é tão grande que mesmos tais discípulos ocultos poderão ser utilizados para grandes feitos, como no caso de Nicodemus e José de Arimatéria, que tiveram a grandiosa honra de guardarem o corpo que, logo após, seria ressuscitado em glória e poder.

Comentários

Mais visitadas da semana

E não endureçais os vossos corações (Hebreus 3.7-13)

O amor não é sentimento, é mandamento

TEOLOGIA: CONCEITOS E TIPOS

Aprendendo com os erros do Rei Amazias

Quem veio primeiro: A Igreja ou as Escrituras?

Manaém, o colaço de Herodes

Acolhei ao que é débil na fé - uma reflexão sobre romanos 14.1

A triste história do Rei Asa

A fé segundo Rubem Alves

O discípulo Ananias