Reflexões sobre teologia, espiritualidade cristã e outros fatos da vida
Ricardo Bitum: o que os pentecostais fizeram com o evangelho
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O Pr. Ricardo Bitun reflete acerca do neopentecostalismo. É uma verdadeira aula. Vale a pena ser assistido, por aqueles que desejam entender um pouco melhor o fenômeno pentecostal.
PORQUE ELE VIVE NÓS TEMOS VITÓRIA SOBRE A MORTE! I Coríntios 15.58 Tragada foi a morte pela vitória! Onde está, ó morte, a tua vitória? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. PORQUE ELE VIVE SABEMOS QUE ELE INTERCEDE POR NÓS! Romanos 8.33-34: Quem atentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu, ou antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós . PORQUE ELE VIVE SABEMOS QUE TEMOS UM ADVOGADO JUNTO AO PAI I João 2.1-2 : Filhinhos meus, estas cousas vos escrevo para que não pequeis. Se todavia alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo. PORQUE ELE VIVE PODEMOS TER A CERTEZA DA FILIAÇÃO DIVINA: Romanos 8.15 : Porque não recebestes o espírito de escravidão para viverdes outra vez atemorizados, mas recebestes o espírito d...
Houve três Herodes que foram mencionados no Novo Testamento. O primeiro foi Herodes, o Grande , também conhecido como aquele que mandou matar as crianças quando do nascimento de Jesus. Outro, foi Herodes Antipas , que viveu na época de João Batista, e que mandou a este degolar, após fazer uma promessa irrefletida à filha da mulher que tomara de Felipe. O outro foi Hedores Agripa , o que mandou degolar o apóstolo Tiago, prendeu Pedro, e depois morreu por juízo divino. Mas o que é interessante é a informação em Atos 13, de que Manaém era líder da igreja em Antioquia, e que era colaço (irmão de criação) de Herodes, provavelmente, do Antípas. Isso significa que mesmo de dentro da casa de pessoas tão perversas, Deus pode suscitar um filho seu. Todos os Herodes foram, em maior ou menor grau, tiranos, assassinos e imorais, mas ainda assim, um dos seus foi ganho para a causa de Cristo! Podemos aprender algumas lições: Primeiramente, não é porque nascemos em uma família ruim, q...
U ma das perguntas mais interessantes na teologia é: as Escrituras geram a igreja, ou a igreja é gerada pelas Escrituras? De um lado, temos o posicionamento dos católicos. Eles dizem que é a Igreja que determina o que é ou não a Bíblia. De outro lado, estão os protestantes, que dizem que na verdade, são as Escrituras Sagradas que geram a igreja. Vamos analisar um pouco dos dois argumentos. A igreja gera as Escrituras : havia muitos escritos que reivindicavam para si a inspiração divina. Foi preciso um longo tempo de reflexão por parte da igreja, geralmente realizada por seus líderes para definir o que era ou não inspirado. Uma vez que a igreja definiu o que era ou não sagrado, fim de papo. Isso foi feito pelos líderes sucessores dos apóstolos, com o auxílio do Espírito Santo. As Escrituras geram a igreja : ora, o antigo testamento já existia antes de existir igreja cristã. Jesus e os apóstolos alicerçaram sua pregação com base no antigo testamento. Assim, a igreja foi ...
O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei . Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos . Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando . (João 15.12-14) N ão gostar de alguém não nos isenta de amar. Gostar é sentimento. Amar é uma ação. Sentimentos surgem depois. Luther King chegou a dizer: "Deus me manda amar, não necessariamente gostar". Amar, é mandamento e independe (ou pelo menos deveria independer) do que estou sentindo. Devemos ser capazes de amar alguém mesmo não gostando. Se isso deve ser verdade para com as pessoas más, quanto mais para com nosso irmão em Cristo. O modelo do mandamento é o próprio Jesus, pois ele disse "assim como EU vos amei". Jesus dedicou uma vida àquela pequena comunidade de discípulos e depois morreu por ela, não perdendo nenhum deles, somente o filho da perdição. E esse é o nosso desafio. De qualquer modo, dar a vida não é somente ...
“...não endureçais os vossos corações...” (Hebreus 3.7-13) Não sabemos com certeza quem escreveu as cartas aos hebreus. É muito provável que alguns daquela comunidade pensavam em se desviar, talvez voltar para o judaísmo. Por isso o autor da carta, entre outras coisas, procura estabelecer a superioridade de Cristo sobre o sacerdócio levítico e exortar os seus leitores para que não se desviem. Da leitura de Hebreus 3.7-13, nós podemos aprender algumas lições: Primeiramente, que o Espírito Santo tem uma voz que pode ser ouvida . Conforme está escrito: “Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz” (Hb 3.7). O Espírito Santo foi dado para “convencer o mundo” do pecado, da justiça e do juízo. Ele está no mundo, usando os pregadores do evangelho para levar o povo ao arrependimento. Entretanto, é possível endurecer os corações, pois o autor de Hebreus adverte: “não endureçais os vossos corações” (Hb 3.8). Ora, é plenamente possível uma ...
É provavelmente o mais comentado dentre todos os evangelhos. Considerado de muita profundeza devocional, espiritual e teológica dentre todos. O evangelho preferido de Lutero. Autoria : Formalmente anônimo, assim como os demais evangelhos. É uma testemunha ocular (João 1.14). A escola tradicional entende que foi João, filho de Zebedeu. A referência em João 21.24-25 parece apontar para o “discípulo a quem Jesus amava” (13.23; 19.26; 20.2; 21.7,20). A primeira testemunha que indica que João foi o autor é Irineu , e ele já está no segundo século. Entretanto, é uma testemunha muito importante, pois segundo a tradição, ele, Irineu, foi discípulo de Policarpo, e este, do próprio apóstolo João, e tal autoria foi aceita por diversos outros teólogos primitivos, que eram bem críticos e rígidos em suas análises, conforme afirmam muitos estudiosos (Tertuliano, Orígenes, Clemente de Alexandria, etc). A controvérsia surge pelo fato deste evangelho ter sido o preferido dos gnósti...
pixabay "Acolhei ao que é débil na fé, não porém, para discutir opiniões" (Romanos 14.1) Débil significa fraco. Alguém com uma mente muito escrupulosa, que pode se ofender com facilidade. No contexto da epístola aos romanos, parece dizer respeito aos que eram mais apegados às regras e prescrições alimentares, que achavam que uma pessoa poderia pecar se comesse determinados alimentos (Rom 14.3). Também parecia estar associada a questão da guarda de determinados dias (Rom 14.5). Paulo ensina que devemos acolher os tais. Acolher significa receber com o coração e inserir no grupo de amigos . Ou seja, é para considerar estas questões como secundárias e não impeditivas para que haja comunhão. Paulo diz para não discutir opinião, no sentido de "não forçar" em cima do fraco. Em minha experiência pessoal, tenho visto que temos a tendência de querer que o outro se conforme com todas as nossas opiniões e práticas. E quem não concorda conosco logo despreza...
"É por eles que eu rogo, não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus" (João 17.9). E u costumo orar com minha filha. Não sei se por estar cansada, ou para a oração ser mais curta, ela costumava orar para Deus abençoar o mundo inteiro, e que todo mundo viesse a conhecer a Palavra de Jesus. Isso é muito bom, e tem a ver com o desejo de Deus de que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. E muitos de nós também somos bastantes genéricos em nossas orações, pedindo para que Deus abençoe nossa nação, nosso trabalho, nossa igreja, etc. Nada errado com isso. Mas acho interessante, com base na passagem bíblica lida acima, que há uma aspecto em que Jesus é específico em sua oração. Ele não ora pelo mundo, mas ora pelos discípulos que estavam ali naquele momento ao lado dele. Ou seja, isso demonstra que também devemos aprender a sermos específicos em nossas orações. Não é só pedir para Deus salvar o nosso bairro. M...
(cuida-se do esboço de uma aula ministrada em um curso popular de teologia) ATOS é o único livro que apresenta uma narrativa histórica dos acontecimentos imediatamente posteriores à ascensão. É o segundo volume da obra de Lucas (Lc 1.1-4 e At 1.1); o primeiro a utilizar o nome “atos dos apóstolos” foi Irineu, aproximadamente em 190 d. C. AUTORIA : formalmente, anônimo. A tradição unânime atribui a Lucas. A partir de At 16.10, o pronome começa ser usado na primeira pessoa do plural (16.10-17; 20.5 a 21.18; 27.1 a 28.16). Ou seja, o autor da obra, a partir de tais acontecimentos, estava juntamente com Paulo. O autor esteve com Paulo em Roma (27.1 a 28.16). De Roma, Paulo escreveu as epístolas da prisão (efésios, filipenses, colossenses, filemon). Estas epístolas nos dizem algo acerca dos companheiros de Paulo na ocasião. Aristarco, Marcos, Timóteo, Tíquico, Epafras, Epafrodito, Demas, Jesus, chamado Justo e Lucas estavam parte ou todo o tempo com o apóstolo. Aristarco é...
H á algum tempo, li em um site calvinista radical em que se duvidava da possibilidade da salvação de um cristão arminiano/wesleyano. Isto porque, para alguns calvinistas, a salvação, conforme exposta pelo arminianismo, seria pelas obras, e não somente pela graça de Deus.
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