A fraqueza de Arão

Arão

Arão era da tribo de Levi, o primeiro sacerdote de Israel e irmão de Moisés. Ou seja, um grande personagem bíblico, e alguém de grandiosíssima importância para os judeus, cristãos, e todos quantos reverenciam as Sagradas Escrituras. 

Entretanto, embora Arão tenha toda esta importância nas Escrituras Sagradas e na história do povo de Deus, ele cometeu alguns erros em sua caminhada, como líder sacerdotal que todos os que militam na liderança de alguma organização, eclesiástica ou não, deveriam se atentar.

Uma primeira ocasião que podemos vislumbrar a "fraqueza de Arão" foi quando Moisés havia subido ao monte para receber a lei do Senhor. O povo viu que Moisés demorava para descer, e pressionou Arão a que construísse um bezerro fundido a ouro. Incrivelmente, este aparentemente não apresentou nenhuma resistência ao povo, de modo que fez o referido bezerro. Quando foi confrontado por Moisés, acabou por oferecer a mais esfarrapada desculpa descrita nas Sagradas Escrituras, em minha opinião. Ele disse: "Quem tem ouro, tire-o. Deram-mo, e eu o lancei no fogo e saiu este bezerro" (Êxodo 32.24). Ora, como pode alguém lançar um monte de ouro no fogo e de repente sair de lá um bezerro? Talvez Arão tenha ficado com medo da pressão popular.

Um outro aspecto da liderança de Arão que deixou a desejar foi quando sua irmã mais velha, Miriã, resolveu se revoltar por conta da mulher que Moisés tomara para si. Creio que na verdade, aquilo era só uma desculpa, por inveja da liderança de seu irmão. Ela questionou se Deus só falava mesmo por dele, em uma argumentação até que bem lógica (Números 12.2). Deus não desmentiu que falava por meio deles, mas disse que, por Moisés, era diferente, com mais intimidade. Fato é que Arão se deixou influenciar pelos argumentos de sua irmã mais velha, e, quando esta foi corrigida pelo Senhor, tornando-se leprosa, ele se apavorou como uma criança, chamando Moisés de senhor, clamando misericórdia por seu erro.

O terceiro e último fato em que Arão falhou, foi quando Moisés, ao invés de falar à rocha no deserto, nela bateu por duas vezes (Números 20.11). Deus havia mandado Moisés falar com a rocha, mas este, em um acesso de ira, bateu nela. A água saiu, mas Deus não se agradou. E onde Arão entra neste acontecimento? Bom, fato é que, quando Deus repreende Moisés, ele fala igualmente a Arão: "Mas o Senhor disse a Moisés e Arão: Visto que não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não fareis entrar este povo na terra que te dei" (Números 20.12). Isso me faz pensar que Deus esperava que Arão tivesse feito algo para impedir Moisés. Ou que o tivesse repreendido depois. Mas ao que tudo indica, Arão, novamente se deixara influenciar.

Resumindo, nas três ocasiões descritas, Arão se deixou influenciar. Em primeiro lugar, o povo lhe pressionou para construir um bezerro de ouro, e ele concordou. Depois, foi influenciado na rebelião de Miriã. E depois, acabou que por se influenciar por seu irmão, Moisés.

Embora Arão tenha demonstrado tal fraqueza, podemos vislumbrar que ele foi melhorando um pouquinho, evoluindo. Seu primeiro erro foi bem complicado, por se deixar influenciar a um ato de idolatria. Depois, ele foi influenciado por sua irmã mais velha, e por um argumento bastante lógico (a de que Deus não falava exclusivamente por Moisés), e por último, influenciado pelo grande líder Moisés, o homem mais manso da terra, e que tinha contato direto com Deus.

As provações de Arão foram ficando cada vez mais difíceis. E em todas elas ele falhou...

Mas por conta disso ele foi rejeitado por Deus? Não. Ele sofreu as consequências de seus atos, mas continuou sendo o primeiro sumo sacerdote de Israel, cuja memória foi reverenciada por todas as gerações.

Assim é a maravilhosa graça de Deus. Supre nossas falhas, nos eleva e nos dá algum crédito, mesmo quando não merecemos de modo algum.

Mas se exercermos algum tipo de liderança e responsabilidade, precisamos ficar muito atentos para também não sermos mal influenciados por quem quer que seja. A vida de Arão está ai para nos ensinar. É muito difícil, mas precisamos tentar.

Comentários

  1. Obrigada Carlos por mais este texto abençoado. Há tempos estou passando por algumas situações complicadas e acabo algumas vezes na mesma "fraqueza de Arão". Tenho conversado muito com Deus e Ele tem me esclarecido muitas coisas e agora seu artigo traz mais luz.
    Novamente, obrigada.
    Paz de Cristo.

    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Oi, Adriana!
    Graça, paz e muito bem a ti!
    Obrigado por ter lido este texto.
    Realmente, é muito difícil não ceder algumas vezes a certas pressões.
    Espero que o Senhor te dê cada vez mais luz e paz para superar todos os problemas e obstáculos que se apresentarem em tua vida!
    Grande abraço!
    Carlos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais visitadas da semana

E não endureçais os vossos corações (Hebreus 3.7-13)

O amor não é sentimento, é mandamento

TEOLOGIA: CONCEITOS E TIPOS

Aprendendo com os erros do Rei Amazias

Quem veio primeiro: A Igreja ou as Escrituras?

Manaém, o colaço de Herodes

Acolhei ao que é débil na fé - uma reflexão sobre romanos 14.1

A triste história do Rei Asa

A fé segundo Rubem Alves

Lidando com a traição e as injustiças da vida - o exemplo de José do Egito