E ste mês estamos comemorando 494 anos de Reforma Protestante. Assim como, em nosso aniversário, é salutar que façamos uma auto-análise de nossas vidas, talvez assim também devamos fazer com este movimento, que logo irá completar quinhentos anos e que influenciou profundamente a história do ocidente e do mundo. Todos os anos eu faço uma breve meditação sobre este assunto, e este ano não será diferente. Gostaria de pensar nas idéias que, em minha opinião, foram a mais forte e mais fraca na concepção protestante. O que será que foi bom para a cristandade, e o que talvez não tenha sido tão bom assim. É, obviamente, uma concepção pessoal, sujeita a erros e críticas de todos os lados. Mas vamos lá (quando penso em protestante, estou sendo bastante genérico, não me restringido à reformados, anglicanos ou luteranos em si). Em minha opinião, o ponto forte da Reforma foi a concepção soteriológica , ou seja, a doutrina da salvação. Houve um consenso entre os reformadores que a salv...
Leitura: 2 Crônicas 25 “Fez ele o que era reto perante o Senhor, porém, não com inteireza de coração” (2 Cro 25.2). Amazias, neto do Rei Joás, e pai de Uzias, parece ter começado relativamente bem o seu reinado, embora cometendo alguns erros. Ele contratou soldados israelenses para combater ao lado de Judá, por um grande valor em prata (vers. 6); porém, foi advertido por um profeta que o Senhor não se agradava de Israel, e que não era para os levar para batalha (vers.7). Ele deu ouvidos ao profeta e despediu os mercenários contratados, que muito se iraram e causaram prejuízo por onde passaram (vers. 12). Amazias então, com seu exército, conseguiu vencer uma grande batalha, porém, inexplicavelmente, prestou adoração aos seus deuses (vers. 14). Irado, o Senhor envia outro profeta ao rei para o advertir, porém, desta vez, Amazias não dá ouvidos, sendo isso a sua ruína (vers. 16). Depois, por conta de sua soberba, desafia o rei de Israel para “medir armas”, uma esp...
Houve três Herodes que foram mencionados no Novo Testamento. O primeiro foi Herodes, o Grande , também conhecido como aquele que mandou matar as crianças quando do nascimento de Jesus. Outro, foi Herodes Antipas , que viveu na época de João Batista, e que mandou a este degolar, após fazer uma promessa irrefletida à filha da mulher que tomara de Felipe. O outro foi Hedores Agripa , o que mandou degolar o apóstolo Tiago, prendeu Pedro, e depois morreu por juízo divino. Mas o que é interessante é a informação em Atos 13, de que Manaém era líder da igreja em Antioquia, e que era colaço (irmão de criação) de Herodes, provavelmente, do Antípas. Isso significa que mesmo de dentro da casa de pessoas tão perversas, Deus pode suscitar um filho seu. Todos os Herodes foram, em maior ou menor grau, tiranos, assassinos e imorais, mas ainda assim, um dos seus foi ganho para a causa de Cristo! Podemos aprender algumas lições: Primeiramente, não é porque nascemos em uma família ruim, q...
A lguns conceitos acerca de Teologia : como em todas as matérias referente às ciências humanas (a teologia se aproxima muito mais de uma ciência humana do que uma ciência exata, ou biológica), não há um conceito único que defina o termo “teologia”. Etmologicamente vemos que o termo significa “discurso acerca de Deus”; entretanto, um conceito mais elaborado dependerá da tradição a que cada teólogo estará inserido. Veremos alguns conceitos, retirados da obra "Para que serve a teologia, do teólogo latino americano Alberto Fernando Roldán, Editora Descoberta, p. 23 e seguintes: “A apresentação dos fatos da Escritura, em sua ordem e relação próprias” (Charles Hodge). As Escrituras Sagradas contém diversos assuntos, como por exemplo, a criação do ser humano, a eleição do povo de Israel dentre diversos povos, lei, ética, a salvação, Jesus, o Espírito Santo, etc. Entretanto, tais assuntos não estão organizados de forma sistemática nas Escrituras. De acordo com a definição...
KELLER, Tim. "Ego Transformado" Tradução de Eulála Pacheco Kregness. São Paulo: Vida Nova, 2014. Tim Keller é pastor, fundador da Igreja Presbiteriana do Redentor, em Nova Iorque, escritor e apologista. Na introdução desta obra, Tim Keller narra as discussões na igreja de Corinto em que cada grupo dizia se identificar em torno de um líder. Tais motivações eram o orgulho e a vanglória. Menciona que tradicionalmente se creditava à auto-estima o fundamento de muitas atitudes ruins, mas que modernamente, se pensa justamente ao contrário: é a baixa-auto estima que gera más ações. De qualquer modo, o autor ressalta que o apóstolo Paulo irá demonstrar uma forma diferente de entender estas questões. No capítulo primeiro, discutindo o texto de 1 Co 4.6, menciona que Paulo havia exortado os seus leitores a "não se orgulharem de uma pessoa em detrimento de outra", sustentando que o apóstolo quer ensinar aos seus leitores algo acerca do ego humano, mencionando que o termo...
"E não houve guerra até o trigésimo ano do reinado de Asa" (II Crônicas 15.19) A passagem diz respeito ao reinado do rei Asa, em Judá. Segundo as Escrituras, ele serviu fielmente a Deus durante trinta e cinco anos do seu reinado. Ele removeu altares estranhos (14.3), mandou que Judá buscasse ao Senhor (14.4), removeu os altos (14.5), edificou cidades (14.7), venceu batalhas em nome do Senhor (14.11). Foi tão sério em sua obediência que não vacilou em depor a própria mãe quando esta caiu em idolatria (15.16). Entretanto, no trigésimo sexto ano de seu reinado, para se livrar da opressão de Israel, tirou tesouros da casa do Senhor e fez aliança com o rei da Síria, para que esta, por sua vez, rompesse com Israel, bem como atacasse a antiga aliada, o que de fato, acabou acontecendo. Logo após tal ocorrência, o profeta Hanâni admoestou ao rei Asa, entregando uma palavra da parte de Deus, reprovando sua aliança com o rei da Síria. Asa, enfurecido contra o profeta, o casti...
"Diz-me de onde vem tua riqueza? De quem a recebeste? E aquele de quem ele a herdou? Do avô, dir-se-à, do pai. Será que poderias, remontando às gerações, provar que esta posse é justa? Não poderias comprová-lo porque sua origem e raiz estão necessariamente associadas a uma injustiça qualquer. Por quê? Porque Deus, no começo, não criou, de um lado, ricos, e do outro, pobres... Ele deu a mesma terra a todos. Como é que se explica que, sendo a terra comum a todos, tu possuis uma tão grande quantidade de hectares, enquanto seu vizinho nem sequer possui um punhado? 'Foi meu pai', dizes tu, 'que me transmitiu tudo isso'. - E ele, de quem recebeu esta terra? -'De seus antepassados'. Mas se recuar bem atrás, vamos encontrar necessariamente a origem.... Quando alguém tenta apoderar-se de um bem para torná-lo seu, então, surgem as brigas, como se a própria natureza se indignasse pelo fato de que - enquanto Deus nos reúne os homens de toda a parte - nós n...
Sabendo, pois, Jesus que haviam de vir arrebatá-lo, para o fazerem rei, tornou a retirar-se, ele só, para o monte. João 6 : 15 A pós realizar a multiplicação de peixes tentaram fazer de Jesus rei. Mas nosso Senhor assim não o quis, afastando-se, pois o seu reino "não é deste mundo". Entre as qualidades messiânicas, certamente uma delas não era governar este mundo pelos seus próprios mecanismos de poder. O reino de Jesus é um reino de amor, e está dentro de nós. Não se mistura, nem se confunde com o reino humano. os discípulos do Senhor devem resistir à tentação da popularidade, e querer fazer coisas que seu Mestre não quis. Os discípulos de Jesus são chamados para transformar este mundo pela força do amor e da caridade, e não dos mecanismos de poder. Erram aqueles que usam do discurso religioso para tentar assumir o poder e impor uma visão cristã de mundo. O cristianismo não é imposto. O cristianismo tem que ser livremente assumido. A palavra de Deus nã...
É provavelmente o mais comentado dentre todos os evangelhos. Considerado de muita profundeza devocional, espiritual e teológica dentre todos. O evangelho preferido de Lutero. Autoria : Formalmente anônimo, assim como os demais evangelhos. É uma testemunha ocular (João 1.14). A escola tradicional entende que foi João, filho de Zebedeu. A referência em João 21.24-25 parece apontar para o “discípulo a quem Jesus amava” (13.23; 19.26; 20.2; 21.7,20). A primeira testemunha que indica que João foi o autor é Irineu , e ele já está no segundo século. Entretanto, é uma testemunha muito importante, pois segundo a tradição, ele, Irineu, foi discípulo de Policarpo, e este, do próprio apóstolo João, e tal autoria foi aceita por diversos outros teólogos primitivos, que eram bem críticos e rígidos em suas análises, conforme afirmam muitos estudiosos (Tertuliano, Orígenes, Clemente de Alexandria, etc). A controvérsia surge pelo fato deste evangelho ter sido o preferido dos gnósti...
Seguem abaixo algumas passagens acerca do livro arbítrio nos cânones do Concílio de Trento. 814. Cân. 4. Se alguém disser que o livre arbítrio do homem, movido e excitado por Deus, em nada coopera para se preparar e se dispor a receber a graça da justificação - posto que ele consinta em que Deus o excite e o chame - e que ele não pode discordar, mesmo se quiser, mas se porta como uma coisa inanimada, perfeitamente inativa e meramente passiva - seja excomungado [cfr. n° 797]. 815. Cân. 5. Se alguém disser que o livre arbítrio do homem, depois do pecado de Adão, se perdeu, ou se extinguiu, ou que é coisa só de título, ou antes, titulo sem realidade, e enfim, uma ficção introduzida na Igreja por Satanás - seja excomungado [cfr. n° 793 e 797]. Tais artigos foram elaborados claramente contra a fé reformada. Alguns anos após Calvino, um de seus discípulos, Jacob Armínius negou a doutrina da predestinação dos eleitos, conforme elaborada po seu meste. Há uma substânci...
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