Os magos que presentearam o menino Jesus



O capítulo dois do evangelho segundo Mateus nos relata acerca de uns magos que vieram do Oriente para presentear a Jesus. Uma estrela os guiou até Jerusalém, e depois até Belém da Judéia.

Não sabemos ao certo quem eram estes magos. A tradição diz que eram três e que eram reis. A lenda diz que foram até mesmo batizados e que seus ossos estão conservados até o dia de hoje. Mas não podemos saber ao certo.

Talvez fossem sacerdotes persas ou babilônios. Estes últimos estudavam as estrelas. Talvez tivessem tido até mesmo contato com as escrituras judaicas.

Fato é que eles seguiram uma estrela da qual pouco se sabe. Salvo melhor juízo, não há nada no antigo testamento que nos diga exatamente que estrela seria aquela.

Ao que tudo indica, de algum modo misterioso, Deus falou àqueles sábios gentios dentro de seu próprio campo de conhecimento. Depois, melhor direcionados pelas Escrituras, eles foram até Belém da Judéia, mas novamente foi a estrela que mostrou a casa certa.


Se assim o for, significa que Deus, se quiser, pode falar com os sábios de outras raças e outras religiões que as da revelação sagrada. Ele não está restrito a um único modo de revelação. Cremos que, de fato, Deus separou um determinado povo do qual surgiu o Messias, afinal, a salvação vem dos judeus, entretanto isso não pode ser motivo suficiente para desprezarmos o que dizem outros sábios, afinal de contas, é da vontade de Deus que toda a existência venha a convergir um dia em Jesus Cristo, o nosso Senhor.

Comentários

Mais visitadas da semana

E não endureçais os vossos corações (Hebreus 3.7-13)

Manaém, o colaço de Herodes

Aprendendo com os erros do Rei Amazias

A parábola do jumentinho

O amor não é sentimento, é mandamento

Lidando com a traição e as injustiças da vida - o exemplo de José do Egito

Arminianismo e Catolicismo Romano

Quem veio primeiro: A Igreja ou as Escrituras?

A fraqueza de Arão

Panorama do Novo Testamento: O Evangelho de João