Doze motivos para estudar teologia



1 – Estude Teologia para conhecer a Deus.

Teologia significa “discurso” ou “doutrina” acerca de Deus. Uma teologia relevantemente bíblica e evangélica tem por objetivo conhecer e aprofundar-se no conhecimento de Deus (Oséias 6.3). Jesus disse que a vida eterna é conhecer a Deus e aquele a quem Ele enviou (João 17.3). Conhecer a Deus e com Ele nos relacionar é o empreendimento da vida do cristão, de modo que ele deve evitar tudo o quanto o afaste do conhecimento de Deus.


2 – Estude Teologia para conhecer Jesus.

Paulo disse que todos os tesouros de sabedoria e de conhecimento estão ocultos em Cristo Jesus (Colossenses 2.3). Estude teologia para buscar conhecer o Cristo, plenamente divino e humano, que se encarnou e habitou entre nós (João 1.1, 14; Filipenses 2.5-8). Paulo disse que considerava tudo como “refugo” para ganhar a Cristo (Fil 3.8). Estude para tentar entender a relevância da humanidade e divindade de Jesus para a salvação do gênero humano. A necessidade de um justo morrer pelos injustos para salvação e perdão. Entre outras perguntas, tentar entender porque Deus simplesmente não perdoa a humanidade sem a necessidade do derramamento do sangue de um justo.

3 – Estude Teologia para conhecer o Espírito Santo.

Jesus prometeu que enviaria o Consolador para que dele testificasse (João 15.26), e que convenceria o mundo do pecado, da justiça e do juízo (João 16.8). Estude para procurar entender a atuação do Espírito Santo na salvação do ser humano, bem como na transformação deste à imagem do Cristo. Entender o porquê da importância da doutrina da divindade do Santo Espírito, de sua personalidade, a ponto de não poder ser negociada por nenhuma outra que as negue. Conhecer aquele que distribuiu dons à igreja (I Co 12), e que é digno de adoração, juntamente com o Pai e o Filho (Credo de Nicéia).

4 – Estude Teologia para conhecer a si próprio e aos seus semelhantes.

O que as Escrituras dizem acerca do ser humano? Quem somos nós? O que significar ser criado “à imagem e semelhança de Deus”? Há diferença entre ter sido criado por um Deus de amor ou ter sido fruto do acaso diante de infinitas combinações aleatórias na natureza? Faz diferença entre dizer que você é uma “alma que tem um corpo”, ou vice versa? Estude teologia para buscar entender o valor do ser humano à luz das Escrituras e como foco do amor e da misericórdia divina.

5 - Estude Teologia para desenvolver uma apologética (defesa) da fé cristã.

Tanto faz a religião que se crê? Todos os caminhos levam a Deus? Porque para nós Cristo é superior a Maomé, Buda, Kardec, Confúcio e Moisés, entre outros? Faria diferença para os cristãos se Paulo tivesse deixado que estes se circuncidassem? Faria diferença se os cristãos acreditassem que Jesus foi um “deus menor” (arianismo) e não consubstancial (da mesma substância) que o Pai? Faz diferença entre dizer que Jesus é o Senhor e Salvador do gênero humano, ou somente um grande mestre da moral, ou o ser humano mais evoluído que já existiu? Faz diferença entender que o Espírito Santo é divino, e que tem personalidade, ou que é somente uma energia?

6 – Estude Teologia para conhecer mais profundamente a doutrina da salvação.

Porque dizemos que há a necessidade dos seres humanos serem salvos? A morte do nosso Senhor Jesus é irremediavelmente necessária para a Salvação? Qual o papel do Espírito Santo neste processo todo? Porque a salvação não se operou automaticamente na vida de todos? O que significa dizer que somos regenerados? Predestinados? Santificados? Justificados? Glorificados? Porque o sangue de um justo precisou ser derramado para tanto?

7 – Estude Teologia para comunicar adequadamente o evangelho no contexto da missão.

Tanto faz a forma como pregamos o evangelho? Há algo na cultura que pode atrapalhar na pregação? Ou que pode ajudar? Qualquer estratégia é aceita desde que levemos as pessoas a acreditarem em Jesus? Será que há algo de Deus revelado em outras culturas, que não somente a judaico-cristã? É importante conhecer um pouco da cultura, costumes, religião comparada para realizarmos a missão?

8 – Estude Teologia para dar uma resposta ética a um mundo absorto no relativismo moral.

Existe um procedimento ético desejado por Deus? Ou somos nós, seres humanos, que construímos nossa moral? Tanto faz a forma como lidamos com nossos filhos? O que dizer do aborto? É lícito em qualquer situação realizá-lo? O que as Escrituras têm a dizer sobre o uso do dinheiro? Cristãos e não cristãos pensam e agem do mesmo modo acerca de suas posses materiais? É indiferente a forma como tratamos a natureza? Basta ao empresário cristão seguir a lei de seu país, ou há algo a mais? E outros temas como eutanásia, casamento homoafetivo, etc? O cristianismo tem algo a dizer que difere acerca destes e de outros temas?

9 – Estude Teologia para aprender a amar e conhecer cada vez mais a Igreja e o povo de Deus.

A igreja é dispensável? Ela é somente uma comunidade ou também uma instituição? O que significa dizer que a igreja é a noiva de Cristo (Apo 21.9)? E dizer que é o corpo de Cristo (Col 1.18)? Ela, a igreja, é necessária para a salvação? Qual a importância da unidade da igreja para a missão? Há um sistema de governo de igreja deixado por Deus ou isso é legado à escolha de cada comunidade? Qual o seu papel e participação no corpo de Cristo?

10 – Estude Teologia para desenvolver uma espiritualidade cristocêntrica, no poder do Espírito.

O que é espiritualidade? Pode-se dizer que há uma ou vários tipos de espiritualidade na Bíblia e no cristianismo? Qual a necessidade de oração e do jejum? De que modo o Espírito me molda no desenvolvimento da vida cristã? Há formas de liturgia mais adequadas para o desenvolvimento da espiritualidade, ou isso é coisa de menor importância? Qual a importância do momento devocional na espiritualidade cristã? Porque oramos? Você já sabe o seu dom? Pessoas que não falam em línguas não são batizadas no Espírito Santo?

11 – Estude Teologia para conhecer mais profundamente as Sagradas Escrituras.

Qual a importância das Sagradas Escrituras para a vida da igreja, a devocional particular, a instrução de cada cristão? Quais os aspectos culturais e históricos da Bíblia que ficaram restritos ao contexto em que os documentos bíblicos foram escritos, e como reconhecer aquilo que deve subsistir eternamente independe do contexto em que se vive? Qual a importância de um estudo exegético, histórico e doutrinário das Sagradas Escrituras para a vida da igreja e dos cristãos em particular? É importante pelo menos ter noções básicas acerca das línguas originais em que a Bíblia foi escrita?

12 – Estude Teologia para glorificar a Deus.

Todos, no contexto da igreja e da missão, respiram um pouco de Teologia, pois ela está presente, tanto nas Sagradas Escrituras, quanto no nosso discurso, ainda que muitos nem mesmo percebam. Entretanto, a partir do momento em que você ingressa em um curso, expressa que está com o desejo de se aprofundar ainda mais nos seus conhecimentos. Faça isso primeiramente para a glória de Deus (1 Co 10.30). Para ser um instrumento poderoso nas mãos do Senhor para realizar aquilo pelo qual Ele te chamou e separou.

Comentários

Mais visitadas da semana

E não endureçais os vossos corações (Hebreus 3.7-13)

Aprendendo com os erros do Rei Amazias

Resenha da obra "Ego Transformado", de Tim Keller

Panorama do Novo Testamento: O Evangelho de João

Manaém, o colaço de Herodes

Lidando com a traição e as injustiças da vida - o exemplo de José do Egito

Quem veio primeiro: A Igreja ou as Escrituras?

Arminianismo e Catolicismo Romano

O amor não é sentimento, é mandamento

Panorama do Novo Testamento: Atos dos Apóstolos