Se Deus é bom, por que coisas ruins acontecem?

Não sou o primeiro, e nem serei o último a meditar acerca deste assunto.

Penso eu que Deus criou o mundo com determinadas leis.

Uma delas é a lei da física. 

Esta lei segue determinados parâmetros, dentro de certas condições. Se você se jogar de um prédio, irremediavelmente cairá, pois há uma lei operando. Haverá uma causa (você se jogando) e também um efeito (você caindo até dar de encontro com algo sólido que interrompa sua queda).

Isso vale para todas as áreas da natureza, como na biologia e na química. Se entrarmos em contacto com determinado agente patogênico, provavelmente adoeceremos. Se misturarmos determinados elementos químicos, podemos gerar certos compostos, como remédios, ou mesmo criar armas. Se destruirmos as matas e florestas, haverá um resultado biológico em nosso ecossistema. Se poluirmos nossas praias, levaremos as tartarugas marinhas e outras espécies ao risco de extinção. 

Assim também nas relações humanas. Posso escolher roubar, agredir, matar, mentir, entre outras decisões éticas que levarão cada qual ao seu próprio resultado. 

Creio que o leitor atento já deve estar imaginando onde quero chegar. Sim. O que quero dizer é que, a maior parte do mal que há neste mundo é o resultado de alguma má ação de nossa parte, o mau uso da liberdade que temos no mundo, ainda que não possamos vislumbrar sempre sua origem.

Em boa parte do tempo, humanos infligem o mal a outros seres humanos, e acabamos sendo vítimas e algozes uns dos outros.

Talvez por isso a urgente mensagem do evangelho deixada por Cristo é que fosse pregado arrependimento em seu nome. João Batista pregou arrependimento. Os profetas do Velho Testamento pregaram arrependimento. Jesus disse que há festa nos céus quando um pecador se arrepende.

É possível que não saibamos o motivo exato de tudo o quanto é ruim que há no mundo. Porém, se conseguíssemos mudar nossa atitude para o bem, em todos os sentidos, sejam naturais ou éticos, boa parte do mal nesse mundo seria contido.

Qual o motivo de tanto mal no mundo?
Pixabay

Comentários

Mais visitadas da semana

E não endureçais os vossos corações (Hebreus 3.7-13)

Aprendendo com os erros do Rei Amazias

Resenha da obra "Ego Transformado", de Tim Keller

Panorama do Novo Testamento: O Evangelho de João

Manaém, o colaço de Herodes

Lidando com a traição e as injustiças da vida - o exemplo de José do Egito

Quem veio primeiro: A Igreja ou as Escrituras?

Arminianismo e Catolicismo Romano

Theotokos ou Christotokos?

O amor não é sentimento, é mandamento