O erro de se acomodar na tradição

pixabay

A igreja católica na Irlanda lamentou o fato de boa parte de seus fiéis terem votado favoravelmente à legalização do casamento homossexual naquele país, majoritariamente católico.

Isso demonstra que não adianta se acomodar na tradição. Ela pode se tornar uma série de costumes considerados retrógrados pelas futuras gerações, que acabarão não valorizando, ou até mesmo não conhecendo os antigos ensinamentos.

Cada geração deve fazer com que a tradição e os ensinamentos bíblicos se tornem vivos para o presente. Não repetidos por costume de pai para filho (como se não tivessem nenhum fundamento), mas transmitidos de maneira a abordar os próprios anseios intelectuais dos mais jovens.

Isso deveria ter sido o papel de cada família, conversando e abordando tais assuntos com seus filhos, não deixando isso somente para a igreja enquanto instituição, ou mesmo pelo estado.

A igreja tentará, pois, correr atrás do prejuízo naquele país, não tanto no sentido de se revogar novos direitos, mas de ensinar aos seus fieis o valor sacramental e social do casamento conforme prescrito pela tradição, a fim de fortalecer os valores da família. É o que os cristãos do ocidente devem procurar fazer.

Comentários

Mais visitadas da semana

E não endureçais os vossos corações (Hebreus 3.7-13)

Manaém, o colaço de Herodes

Aprendendo com os erros do Rei Amazias

A tristeza de William J. Seymour

O amor não é sentimento, é mandamento

Arminianismo e Catolicismo Romano

Resenha da obra "Ego Transformado", de Tim Keller

Panorama do Novo Testamento: O Evangelho de João

Panorama do Novo Testamento: Atos dos Apóstolos

Lidando com a traição e as injustiças da vida - o exemplo de José do Egito