O erro de se acomodar na tradição

pixabay

A igreja católica na Irlanda lamentou o fato de boa parte de seus fiéis terem votado favoravelmente à legalização do casamento homossexual naquele país, majoritariamente católico.

Isso demonstra que não adianta se acomodar na tradição. Ela pode se tornar uma série de costumes considerados retrógrados pelas futuras gerações, que acabarão não valorizando, ou até mesmo não conhecendo os antigos ensinamentos.

Cada geração deve fazer com que a tradição e os ensinamentos bíblicos se tornem vivos para o presente. Não repetidos por costume de pai para filho (como se não tivessem nenhum fundamento), mas transmitidos de maneira a abordar os próprios anseios intelectuais dos mais jovens.

Isso deveria ter sido o papel de cada família, conversando e abordando tais assuntos com seus filhos, não deixando isso somente para a igreja enquanto instituição, ou mesmo pelo estado.

A igreja tentará, pois, correr atrás do prejuízo naquele país, não tanto no sentido de se revogar novos direitos, mas de ensinar aos seus fieis o valor sacramental e social do casamento conforme prescrito pela tradição, a fim de fortalecer os valores da família. É o que os cristãos do ocidente devem procurar fazer.

Comentários

Mais visitadas da semana

Panorama do Novo Testamento: O Evangelho de João

Aprendendo com os erros do Rei Amazias

E não endureçais os vossos corações (Hebreus 3.7-13)

Resenha da obra "Ego Transformado", de Tim Keller

TEOLOGIA: ETMOLOGIA, ORIGEM HISTÓRICA E TEOLOGIA NATURAL

Theotokos ou Christotokos?

494 Anos de Reforma Protestante

Acolhei ao que é débil na fé - uma reflexão sobre romanos 14.1

O amor não é sentimento, é mandamento

As características do ministério de Cristo