Santíssima Trindade: modelo de comunidade



A Comunidade Trinitária é uma pluralidade de pessoas que se amam.

A Comunidade Cristã é composta por uma pluralidade de pessoas que também devem se amar.

Na Comunidade Trinitária, cada uma das Pessoas glorifica a outra. O Filho glorifica o Pai, o Espírito glorifica o Filho, o Pai, glorifica o Filho, e assim sucessivamente.

Na Comunidade Cristã, ninguém busca a própria glória, mas cada qual presta serviço, "glorifica" aos demais, servindo-os, amando-os. Cada cristão considera o outro superior a si mesmo.

Na Comunidade Trinitária, cada membro realiza sua obra com perfeição, cada qual para um determinado fim. O Pai é criador, o Filho redentor, e o Espírito, santificador. Entretanto, o Filho também é criador e santificador, e o Pai, também é salvador e santificador. O Espírito, por sua vez, também é criador e salvador. Alguém chegou a chamar este movimento trinitariano de "a dança da Trindade".

Na Comunidade Cristã, cada qual também deve buscar realizar com perfeição a obra pela qual foi designado para um determinado fim, mas todos, em certa medida, participam da obra do outro, pois se trata de um organismo vivo.

Deus então, é uma pluralidade de pessoas, mas um único Deus. A igreja, também é uma comunidade de pessoas, mas um único homem, um único organismo, uma única unidade, por assim dizer. A verdadeira imagem e semelhança de Deus é restaurada então, não somente na vida do ser individualmente falando, mas na vida de toda a comunidade de pessoas.


Há portanto, no mundo, uma comunidade que está sendo restaurada à imagem e semelhança de Deus, da Trindade Santa. Ela, a Trindade, é a imagem da perfeição. Esforcemo-nos para fazer parte desta comunidade, que está sendo restaurada à imagem e semelhança de Deus.

Você percebe, nisto tudo, alguns dos motivos pelas quais a doutrina da Trindade é tão importante para o cristianismo, sendo, na verdade, o seu centro? Pai, Filho e Espirito Santo, três pessoas, mas um único Deus.

Comentários

Mais visitadas da semana

Manaém, o colaço de Herodes

Aprendendo com os erros do Rei Amazias

Porque no Oriente não houve Reforma?

Theotokos ou Christotokos?

Diálogo de um cristão com um ateu

Inferno, morte eterna ou aniquilação?

TEOLOGIA: ETMOLOGIA, ORIGEM HISTÓRICA E TEOLOGIA NATURAL

TEOLOGIA: CONCEITOS E TIPOS

Resenha da obra "Ego Transformado", de Tim Keller