Teologia e Prática

Algo que escuto constantemente dos meus pares evangélicos é que teologia não é importante, mas sim a prática. Já ouvi isso de apóstolos, pastores, presbíteros, evangelistas e crentes comuns.

Discordo completamente desta afirmação.

Isto porque, não existe nenhuma prática eclesial relevante sem teologia. Nenhuma mesmo.

Quando um evangelista sai com a Bíblia embaixo do braço, encontra alguém na rua, e diz para tal pessoa “aceitar Jesus”, faz isso, AINDA QUE NÃO SAIBA (e geralmente não sabe) embasado em séculos de teologia.

Primeiramente, o fato de sair com a Bíblia embaixo do braço significa que no passado, algum teólogo defendeu o direito das pessoas terem acesso direto às Escrituras, o que demandou anos de discussão, e nem sempre das mais pacíficas. Faríamos bem de lembrarmos das milhares de mártires anabatistas que morriam por levarem porções das Escrituras escondidas em suas roupas.

Outra coisa: quando o tal evangelista diz para alguém “aceitar Jesus”, há pelo menos dois pressupostos: que tal pessoa será salva pela fé em Cristo, e que terá livre arbítrio para fazê-lo. A primeira doutrina é o famoso “sola fides”, que custou a Lutero e aos demais reformadores a excomunhão da Igreja Romana, perseguições e martírios incontáveis. Foram séculos de discussão sobre este assunto, e que ainda não terminou. Foram anos desmontando todo o aparato teológico e eclesial da igreja católica, para o bem, ou para o mal. A segunda doutrina custou a “Jacob Arminius” sua condenação, bem como dos seus seguidores no Sínodo de Dort pelos calvinistas de então, que repudiaram a doutrina do livre arbítrio e da universalidade da graça.

E ainda: quando o tal evangelista sai com a Bíblia embaixo do braço, terá que levar em consideração que está com um conjunto de livros que levou pelo mais de mil anos para ser formado. Foram muitas discussões teológicas e doutrinárias, envolvendo centenas de bispos, presbíteros, doutores e cristãos para se formar um consenso acerca do que deveria ser canônico ou não. É muito fácil, dois mil anos, pegar um produto pronto e dizer “não precisa de teologia não, basta a prática...”

Há um tipo de ousadia cuja mãe se chama ignorância. Daí, ser uma missão de caridade instruir tal “mãe” para que gere filhos ousados, porém, também com entendimento.

Comentários

Mais visitadas da semana

E não endureçais os vossos corações (Hebreus 3.7-13)

Arminianismo e Catolicismo Romano

Panorama do Novo Testamento: Atos dos Apóstolos

O amor não é sentimento, é mandamento

Lidando com a traição e as injustiças da vida - o exemplo de José do Egito

A fraqueza de Arão

Porque Jesus disse que santificava a si mesmo?

Aprendendo com os erros do Rei Amazias

A tristeza de William J. Seymour

Resenha da obra "Ego Transformado", de Tim Keller