As características de um discípulo de Cristo

Jesus, nos evangelhos, nos ensina características que um discípulo deve deve ter. Muitos de nós somos religiosos, mas não discípulos. Precisamos ficar atentos em relação a isso. Seguem algumas das características de um discípulo conforme ensinado no evangelho:

1 - Um discípulo tem que ter como modelo o seu mestre: O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre. Lucas 6:40. Ou seja, tem que ter como modelo a vida de Jesus para a sua vida. Somos todos desafiados a buscar a perfeição para sermos como o nosso Mestre.

2 - Um discípulo tem que carregar a sua cruz: E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo. Lucas 14:27. Levar a cruz é uma vida de santidade sacrificial e renúncia diante deste mundo. A cruz também é símbolo de mútua rejeição entre o mundo e o discípulo.

3 - O discípulo é alguém que renunciou tudo por amor a Cristo: Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo. Lucas 14:33. Nada mais cabe em sua vida que não seja condizente com os mandamentos de Jesus. É um chamado radical.

4 - Todos os seus compromissos pessoais, familiares, afetivos, não têm a mesma prioridade que o seu seguimento ao mestre: Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Lucas 14:26

5 - Um discípulo tem que estar disposto a passar as mesmas provações e ausência de recursos pelas quais o Mestre passou: E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.Mateus 8:20

6 - O discípulo tem todo o seu senso de prioridade no seguimento. Jesus disse a alguém que queria "primeiramente" enterrar o seu próprio pai: Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos. Mateus 8:22

7 - Um discípulo deve fizer outros discípulos, tendo em vista a ordem do Mestre: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mateus 28:19.

Há muitas outras características de um discípulo de Cristo nos evangelhos e no Novo Testamento. Cumpre a nós estudá-las, se quisermos ser discípulos de Cristo. Você tem sido um discípulo?

Comentários

Mais visitadas da semana

E não endureçais os vossos corações (Hebreus 3.7-13)

Manaém, o colaço de Herodes

Aprendendo com os erros do Rei Amazias

A parábola do jumentinho

Arminianismo e Catolicismo Romano

O amor não é sentimento, é mandamento

Confirma, Senhor, a obra de nossas mãos

Porque Ele vive!!!

Panorama do Novo Testamento: O Evangelho de João

Lidando com a traição e as injustiças da vida - o exemplo de José do Egito