O ensino de Jesus sobre riqueza e pobreza.

Será que aquilo que os cristãos pensam acerca de riqueza e pobreza tem a ver com aquilo que Cristo realmente ensinou?

Senão vejamos.

Jesus ensinou que ninguém pode servir a Deus e ao dinheiro:


Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Mateus 6:24

Nesta perspectiva todo aquele que se dedicar a ganhar muito dinheiro estará desprezando a Deus.

Jesus disse que é loucura buscar ter muitos bens neste mundo mas não ser rico para com Deus:

E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;

E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. 
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; 
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. 
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? 
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. Lucas 12:16-21


Jesus ensinou que dificilmente um rico entrará no Reino dos céus:

E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me.

Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico.

E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Lucas 18:22-24

Jesus contou uma história em que ele menciona Lázaro, um homem pobre, e um outro rico, que sequer é nomeado, e que, quando morrem, o primeiro vai para o seio de Abraão, e o outro, sofre tormentos:

Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; 
E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. 
E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. 
E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. Lucas 16:19-23

Todo aquele que se devota ao dinheiro, conforme podemos vislumbrar nos ensinos de Cristo, coloca sua alma em risco. Não é possível servir a Deus e às riquezas. Ai daquele que é rico neste mundo mas não é rico para com Deus.

Comentários

Mais visitadas da semana

E não endureçais os vossos corações (Hebreus 3.7-13)

Manaém, o colaço de Herodes

Aprendendo com os erros do Rei Amazias

A parábola do jumentinho

Arminianismo e Catolicismo Romano

Porque Ele vive!!!

Panorama do Novo Testamento: O Evangelho de João

O amor não é sentimento, é mandamento

Confirma, Senhor, a obra de nossas mãos

FONTES DA TEOLOGIA