O desconhecimento dos evangélicos em relação à fé católica




Acabei de assistir este vídeo do respeitável Padre Ricardo acerca da visão da maior parte dos evangélicos acerca da Igreja Católica e devo dizer que concordo com ele.

De fato, a maioria dos evangélicos (e talvez católicos) não conhecem a fé católica.

Entretanto, a reflexão que podemos fazer é se existe alguma responsabilidade da própria Igreja acerca desta ignorância. É algo a se pensar. Afinal, se eles estavam no aprisco da Igreja, não poderiam ter sido melhor catequizados e instruídos?

Por outro lado, creio que precisamos fazer uma pequena reflexão.

Muitos ainda entendem que o movimento evangélico cresce por oposição ao catolicismo.

Creio que isso também é um simulacro, que já foi verdeiro um dia.

Há muito que os evangélicos não crescem somente por oposição ao catolicismo, mas também por uma mensagem positiva acerca do evangelho. As igrejas pentecostais cresceram sobre o lema que Jesus salva, cura, liberta e batiza com o Espírito Santo.

Mesmo se pegarmos o exemplo das igrejas neopentecostais, destas que passam na televisão, verificamos que praticamente nenhuma palavra é dita contra o catolicismo romano (é claro que no desenvolvimento natural da fé evangélica, uma apologética, ainda que mal feita será feita, seja contra o catolicismo ou outras religiões).

E o que dizer da ausência de padres nas periferias e lugares mais afastados do país. Será que a cristandade hoje seria a mesma caso houvesse a ausência dos evangélicos no cenário brasileiro? Será que não faria diferença nenhuma?

E o que dizer de alguns países de maioria protestante, cujas igrejas cresceram em um cenário em que praticamente não havia uma sólida tradição católica, como, salvo melhor juízo, a Coreia do Sul? Creio que não houve rejeição, seja ao catolicismo ou a um simulacro dele, e sim adesão a uma mensagem positiva que ali foi pregada (segue um vídeo abaixo).

Enfim, são questões para nossas reflexões.



Comentários

Postar um comentário

Mais visitadas da semana

E não endureçais os vossos corações (Hebreus 3.7-13)

Manaém, o colaço de Herodes

Aprendendo com os erros do Rei Amazias

A parábola do jumentinho

Porque Ele vive!!!

Panorama do Novo Testamento: O Evangelho de João

Arminianismo e Catolicismo Romano

O amor não é sentimento, é mandamento

Confirma, Senhor, a obra de nossas mãos

Quem veio primeiro: A Igreja ou as Escrituras?