Palavra e Sacramento no pensamento de Karl Barth



“Nos ambientes da Reforma, a igreja sacramental de Roma foi substituída por uma igreja da Palavra. Muito depressa, a pregação tornou-se o centro de gravidade, ficando a celebração do sacramento com um caráter mais restrito. E atualmente, o que vemos? Por um lado, a igreja romana, igreja do sacramento na qual a pregação carece de valor; por outro, a igreja evangélica na qual há também um sacramento, porém, não é parte integrante nem obrigatória do culto. As duas posições são uma espécie de destruição da igreja. O que pode significar uma pregação que não faz referência ao sacramento que deve interpretar? Não vivemos do que o pastor sabe dizer, senão do fato que estamos batizados e de que Deus nos tem chamado. Por demais, tem-se reconhecido esta lacuna em nossos dias e intenta-se preenchê-la por todos os meios possíveis (renovação da liturgia, enriquecimento do culto por meio da música, etc). Contudo, estes paliativos estão fadados ao fracasso desde o começo, pois saem fora do verdadeiro problema”.


“Nos círculos que defendem estes modelos de renovação do culto, se busca sem razão um fundamento em Martinho Lutero. A intenção do reformador ao intentar manter, o máximo possível, o que era válido na liturgia romana era, antes de tudo, dar um lugar à ceia. E João Calvino não cessava de insistir sobre a necessidade de um serviço eucarístico em cada culto dominical. Justamente, é isso que nos falta hoje em dia: o sacramento de todos os domingos. Deveria fazer-se da seguinte forma: no início do culto, batizar na presença da assembléia e no final, a ceia; entre os dois sacramentos, a pregação, que teria desta maneira seu pleno significado. Então seria reto administrar o sacramento e ensinar o puro evangelho (recte adminstrare sacramentum et purê docere evangelium). Porém, não temos compreendido o autêntico significado do culto evangélico em sua totalidade, falta eficácia a nossos esforços teológicos e aos nossos movimentos litúrgicos. A pregação terá seu lugar na liturgia somente quando se realizar corretamente no culto do sacramento, porque só desta maneira pode desempenhar seu ofício, que é o de conduzir ao sacramento. Não se deve separar a administração dos sacramentos do anúncio do evangelho, porque a igreja é uma dimensão totalmente física e histórica, um corpo visível e real que ao mesmo tempo é corpo invisível e misterioso de Cristo e ambos de uma só vez.

(Karl Barth in “A proclamação do evangelho”, fonte editorial, p. 26-27)


O que poucos evangélicos sabem é que os reformadores defendiam que todos os domingos deveria ser realizada a chamada liturgia eucarística, como sempre foi desde os tempos do cristianismo primitivo, conforme atesta a obra apologética de Justino Mártir. A liturgia do culto, desde cedo, foi baseada na experiência do encontro dos discípulos com Jesus na estrada de Emaús (Lucas 24.13-35). A proclamação das Escrituras deve aquecer o coração dos ouvintes, e o Cristo é reconhecido no partir do pão. John e Charles Wesley, por exemplo, mesmo após pregações ao ar livre, consagravam os elementos eucarísticos e distribuíam ao povo, chegando, em algumas ocasiões, a distribuirem milhares de elementos consagrados. Mas, por algum motivo histórico, talvez para evitar-se a sua banalização, os evangélicos optaram por realizar a santa ceia, ou somente uma vez por mês, ou ainda com maior espaço de tempo (há os que realizam somente uma vez por ano).

Nos cultos católicos (ortodoxo, anglo-católico e romano), o ápice é a eucaristia. Esta é feita em forma de elaborada oração, que, com poucas variações, têm se repetido pelos séculos. Somente bispos e presbíteros podem realizar a consagração dos elementos. Somente a eles foi dado tal autorização e poder. Daí, a grande crise enfrentada pela igreja romana em casos de paróquias afastadas, onde não há presbíteros (padres). Entretanto, qualquer pessoa pode pregar no culto católico. Logo, a Palavra, ou ao menos, a pregação da Palavra (sermão) não é visto em sua natureza sacramental estritamente falando. Tanto é assim que na liturgia católica, ele não é obrigatório. Bastam as leituras. No que tange às leituras, tenho uma observação a fazer em relação à liturgia católica. Geralmente, são feitas de três a quatro leituras na primeira parte do culto católico, que é a liturgia da palavra. São lidas uma passagem do antigo testamento, uma do novo, um salmo e uma passagem do evangelho, seguindo-se o calendário litúrgico da igreja. Entretanto, o sermão geralmente não consegue explorar devidamente todas estas passagens, extraindo-se muito pouco da riqueza das leituras. Não há pregação expositiva, de modo geral, nestas Igrejas, pois o culto não é preparado para tanto.


Particularmente, pelo menos teoricamente, concordo com Barth e Calvino, no que tange à realização do evento eucarístico todos os domingos, associado a uma boa pregação da palavra. Isto está de acordo com a prática do cristianismo primitivo, bem como de toda igreja indivisa. Geralmente, o culto da Palavra era feito de manhã; e o partir do pão e a consagração do vinho, à noite. Depois, tornaram-se ambos parte de uma única reunião, reunidas na liturgia da palavra e na liturgia eucarística, e separaram-se a celebração da ceia em si do ágape, que era uma refeição maior. Ambos, Ceia e Pregação, se complementam. Um, a palavra, falada, o outro, a palavra vivida; ambos, originados na encarnação, e apontando para a parousia. E a ceia, como amálgama da unidade comunitária, e desta com a Santíssima Trindade. Entretanto, caso assim não seja, que pelo menos se mantenha a celebração da Santa Ceia uma vez por mês, conforme realizado na maior parte das Igrejas evangélicas. Este é considerado o culto mais solente e importante da igreja, e, fazendo-se assim, talvez ocorra a vantagem de se evitar a sua banalização.

Comentários

  1. Acredito que a Igreja Evangélica deve valorizar mais os Sacramentos, voltando a celebrar os sacramentos junto com a pregação num único culto semanalmente, como ensinam Barth, Calvino e relatara Justino...li a proclamação do evangelho de Barth, pois, sou amante de sua Exposição Teológica e sublinhei na época essa necessidade entre amigos e pastores...excelente artigo...Deus te abençoe muito! Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  2. Olá, pastor. Graça e paz. Obrigado por postar por aqui. De fato, também concordo com o pensamentos dos reformadores, mas hoje, não saberia como a Igreja Evangélica aplicaria isso. O senhor chegou a alguma conclusão com os seus amigos? (Carlos Seino).

    ResponderExcluir
  3. (publiquei como anônimo, pois está dando algum problema no bloguer que eu não estou conseguindo resolver...)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais visitadas da semana

E não endureçais os vossos corações (Hebreus 3.7-13)

Aprendendo com os erros do Rei Amazias

Resenha da obra "Ego Transformado", de Tim Keller

Panorama do Novo Testamento: O Evangelho de João

Manaém, o colaço de Herodes

Lidando com a traição e as injustiças da vida - o exemplo de José do Egito

Quem veio primeiro: A Igreja ou as Escrituras?

Arminianismo e Catolicismo Romano

O amor não é sentimento, é mandamento

A fé segundo Rubem Alves