Como escolher um texto para pregação

 Um dos desafios de um pastor que prega semanalmente é de que modo escolher um texto bíblico para pregação.

Entre as muitas formas, menciono as seguintes:

1 - Seguir as leituras do calendário litúrgico: é algo estranho ao meio evangélico, porém, a Igreja Católica, Ortodoxa, Anglicana, Luterana, e algumas outras Protestantes, seguem um calendário litúrgico, com as leituras bíblicas prescritas para todos os dias do ano. Assim sendo, o encarregado da pregação só precisará saber qual será a leitura do dia, e a partir daí, preparar a sua homilia.

2 - Escolher um documento específico das Escrituras: esse é o método reformado por excelência. A ideia é escolher um evangelho, um livro, ou uma epístola e pregá-lo do começo ao fim, estudando profundamente. 

3 - Escolher um tema específico, com base em algum tipo de "inspiração" (leitura devocional, leitura de um livro, um momento qualquer da história da comunidade, entre outras coisas). O catálogo de temas que podem ser retirados das Escrituras é quase infinito. Pode-se falar sobre o pecado, redenção, ressurreição, prosperidade, perdão, e fundamentar em inúmeras passagens bíblicas.

Eu, como sou pertencente a uma igreja evangélica não-denominacional, já utilizei esses três métodos.

Utilizar as leituras do calendário litúrgico é uma boa. Sempre há um evangelho específico para cada domingo. O problema é que (para mim, pelo menos) nem sempre a leitura do dia inspira uma boa pregação (o que é exigido em uma igreja evangélica). De qualquer modo, é sempre bom escolher algum tema que tenha a ver com o momento litúrgico (como a Páscoa, o Natal, Pentecostes, etc). 

Escolher um documento da Bíblia, como um evangelho, uma epístola, um livro em específico, é algo muito bom. É o método reformado por excelência. É uma forma muito respeitosa de se tratar o texto bíblico. Porém, leva muito tempo para preparar, e se você não for um pastor tempo integral, vai ter que começar a preparar o texto na segunda, e talvez até o sábado você termine. Você não vai ter muito tempo para ler outra coisa. Eu também acho que são muito poucos os pastores que têm condições de preparar uma mensagem expositiva pelo método histórico-gramatical, e muito menos os que têm condições de pregá-la. Eu até acho que nem todo o tipo de público está preparado para este tipo de método. 

Escolher um tema avulso, por assim dizer, também tem sido muito bom. No meu caso, é fruto da leitura devocional. Aparece um assunto, um tema "salta" aos olhos e "aquece o coração". Uma vantagem é que, a depender do tema, é possível mencionar muitas passagens das Escrituras. Por exemplo, certa vez preguei sobre se ter cuidado com a inveja no coração, e pude mencionar os exemplos de Caim e Abel, José e seus irmãos, Saul e Davi, entre outros. Parece também que o público memoriza melhor uma mensagem temática. Porém, corre-se o risco de ser muito mais superficial na mensagem temática do que na expositiva, e até distorcer passagens bíblicas para se provar um determinado ponto de vista. Corre-se o risco de passar de largo de vários assuntos e trechos bíblicos que não são os favoritos do pregador. 

Enfim, acredito que cada qual terá sua própria experiência na escolha de um texto para pregar. Uma coisa não tem jeito: vai ter que trabalhar para fazer um bom sermão. E tudo isso tem que ser feito debaixo de muita oração.

E você? Usa algum tipo de método para a escolha do tipo de pregação? Tem algum que considera mais adequado?

Pixabay


Comentários

Mais visitadas da semana

E não endureçais os vossos corações (Hebreus 3.7-13)

A tristeza de William J. Seymour

Manaém, o colaço de Herodes

Aprendendo com os erros do Rei Amazias

Arminianismo e Catolicismo Romano

Resenha da obra "Ego Transformado", de Tim Keller

O amor não é sentimento, é mandamento

Panorama do Novo Testamento: O Evangelho de João

Lidando com a traição e as injustiças da vida - o exemplo de José do Egito

Panorama do Novo Testamento: Atos dos Apóstolos