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Mostrando postagens de junho, 2013

Teologia da Espiritualidade: Doutrina e prática

A quilo que se crê verdadeiramente está intimamente ligado com aquilo que se pratica. Daí é preciso deixar de lado o erro de se entender que o conteúdo doutrinário de uma determinada crença não afeta sua prática ou o modo como essa pessoa ora. E também o modo como uma pessoa ora pode influenciar o que se crê. Há um antigo brocardo latino Lex orandi, Lex credendi , ou seja, a lei da oração é a lei da fé. A igreja, no decorrer dos séculos, também tomou bastante cuidado com o conteúdo público da oração litúrgica, a fim de se evitar o que era considerado heresia. De qualquer modo, aquilo que cremos afeta a nossa prática, a nossa forma de orar e viver o âmbito da espiritualidade. Vejamos alguns exemplos de doutrinas na história do cristianismo e que afetou o modo como os cristãos viveram. Leia o esboço anterior:  Teologia da Espiritualidade: em busca de significados

Teologia da Espiritualidade: em busca de significados

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 (cuida-se do esboço da aula "teologia da espiritualidade" que ministrei em um curso de três aulas) EM BUSCA DE SIGNIFICADOS PARA O TERMO ESPIRITUALIDADE. Noções básicas de espiritualidade : Há muitas espiritualidades no mundo. Se formos nos referir à espiritualidade no âmbito de alguma religião, já termos aí dezenas de espiritualidades diferentes. Existe uma espiritualidade cristã, muçulmana, budista, judaica, hinduísta, entre tantas outras. Alguns entendem que é possível se falar em uma espiritualidade mesmo fora do âmbito das religiões (o que talvez seja algo que mais se busque hoje em dia, pois muitos não querem compromisso com uma instituição religiosa). Se ficarmos somente no âmbito da religião cristã, também teremos uma variedade incrível de espiritualidades. Por exemplo, há uma espiritualidade tipicamente católica romana, sendo que, dentro deste segmento do cristianismo, há uma variedade muito grande do modo como se vive a fé. Existe, por exemplo

Teologia da Evangelização

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Trata-se de esboço de uma aula que ministrei acerca do tema "Teologia da Evangelização". . O que significa “evangelho”? Grego Clássico : Evangelho (substantivo) = ( Euaggelion ) (euangélion); Evangelizar (verbo) = Euaggelizw ( euangelizo ). Significados: recompensa ao mensageiro ou ação de graça aos deuses pela boa notícia; boas novas ligadas ao imperador; boas novas. Antigo Testamento ( b e sorâh) : 1Sm 4.16-17; 1 Sm 31.9; 2Sm 18.19-20; Jr 20.15; 2Sm 18.24-27; Is 52.7; Sl 40.9; 96.1-13; Is 40.9; 41.27; 52.7; 95.1; Is 61.1-3; Is 60.6 Recompensa por boas obras (2 Sm 4.10; 18.31). Vitória do Senhor e boas novas em íntima relação com o mensageiro (Sl 40.9-10; 68.11, Is 61.1-2). Septuaginta : Euaggelion (euangélion): 2 Sm 4.10; 18.22,25; euaggelizomai  ( euangelízomai) é usado teologicamente: Sl 40.9; Sl 96.2; Is 40.9; 52.7; Is 62.1. Novo Testamento (algumas citações): Mc 1.15; 8.35; 14.9; 16.15; Rm 1.1; 1.16; 11.28; 15.19; At 15.7; 20.24; Ef 1.

Teologia da Pregação

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I – AS PALAVRAS E SEUS SIGNIFICADOS khr ύ ssw ( kēryssō) “proclamar, anunciar, mencionar publicamente, pregar mais frequentemente em relação à ação salvífica” Mt 10.27; Mc 1.14, 39, 45; 5.20; 7.36; 13.10; Lc 8.39; 12.3; 24.47; At 15.21; Rm 2.21; 1 Co 9.27; 15.12; 2 Co 4.5; Gl 2.2; 5.11; 1 Ts 2.9; 2 Tm 4.2; Ap 5.2 k η rugma ( kerigma) “proclamação, pregação” Mt 12.41; Lc 11.32; Rm 16.25; 1 Co 1.21; 2.4; 15.14; 2 Tm 4.17; Tt 1.3 parr η si ά z omai (parrēsiazomai) “falar livremente, abertamente, destemidamente, expressar-se livremente” At 9.27-28; 13.46; 14.3; 18.26; 19.8; 26.26; Ef 6.20; 1 Ts 2.2 diagg έ llo ( diangellō) “proclamar, pregar, anunciar” Lc 9.60; Rm 9.17 lal έ w (laleō) “proclamar, anunciar, proferir, expor, etc” Mt 12.36; Mc 2.2; Jo 3.34; 1 Co 2.6 dial έ gmai (dialegomai) “discutir, conduzir uma discussão, falar, pregar, etc” Mc 9.34; At 19.8; 20.7; 24.12; Hb 12.5 katagg έ llw ( katangellō) “anunciar, procla