Postagens

Mostrando postagens de junho, 2011

Perseguidos por causa da justiça

Imagem
Evangelho segundo S. Mateus, Cap. 5, vers. 10-12 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

Curso "De Trinitate" de Santo Agostinho

Imagem

Diálogo de um cristão com um ateu

Imagem
O diálogo abaixo espelha com relativa exatidão um diálogo que tive com um amigo ateu, algum tempo atrás: ATEU: Eu acreditaria em Deus caso Ele aparecesse e dissesse: “olha eu aqui, eu existo!” CRISTÃO: Aparecesse... Como assim? ATEU: Sei lá; abrisse um buraco no céu, viesse um “rostão”, uma “mãozona”, e dissesse “Eu sou Deus, eu criei vocês! CRISTÃO: Mano. Acho que você está com saudades daquelas séries “ultraman”, “ultraseven”, ou coisa do tipo... ATEU: Não, é sério cara. Tinha que ter uma prova empírica, real da presença dele para eu acreditar. CRISTÃO: Cara. Eu acho que se aparecesse um gigante do céu, dizendo que é Deus.... Pensa bem. Você não iria acreditar. Rapidamente, seu ceticismo iria criar outras hipóteses, etc; e você duvidaria que seria Deus. Poderia ser um extraterrestre, um truque de luzes, etc. ATEU: É verdade, cara! Você tem razão. Eu duvidaria mesmo. CRISTÃO: Eu, particularmente, acho difícil que seja possível uma prova empírica de

Diálogo com um evangelical que pensou em se tornar cristão Ortodoxo

O trânsito religioso em nosso meio tem sido muito grande. Foi comum, na história religiosa de nosso país, a migração de pessoas oriundas do catolicismo ao protestantismo, das mais variadas vertentes. Entretanto, ultimamente, o contrário também tem ocorrido. Fiz algumas entrevistas, estudos, neste campo, e lembro-me de um diálogo/debate que tive com um amigo de Recife, o Jeferson, que estava pensando, naquele momento, em deixar de ser protestante para se tornar cristão Ortodoxo.

Os evangélicos e a ditadura militar

Documentos inéditos do projeto Brasil: Nunca Mais - até agora guardados no Exterior - chegam ao País e podem jogar luz sobre o comportamento dos evangélicos nos anos de chumbo. Leia toda matéria em: http://www.istoe.com.br/reportagens/141566_OS+EVANGELICOS+E+A+DITADURA+MILITAR?pathImagens&path&actualArea=internalPage

Lausanne 3 e a questão da unidade da igreja

Mas por que é tão difícil manter a unidade? Lausanne 3 não respondeu a essa pergunta; porém, nos deu algumas pistas. Como diz Vaughan Roberts, “a unidade de Cristo não pode ser criada, é uma ação do Espírito. Por meio da verdade do evangelho, do Espírito, somos o Corpo de Cristo. Deus pede que vivamos de maneira digna da vocação a que fomos chamados. As divisões não são por diferenças teológicas, mas por orgulho [1] ”. Outra pista foi dada pelo teólogo Ronald Sider em uma conversa informal: “O que eu gostaria de ver como resultado deste congresso é um equilíbrio maior de cooperação financeira entre todos nós [2] ”. Fonte: http://www.ultimato.com.br/revista/artigos/328/cinco-licoes-de-lausanne-3 Mas porque é tão difícil manter a unidade? Lausanne 3 (o terceiro encontro mundial dos evangélicos) não respondeu esta pergunta.

Jean Jaques Rousseau - o pensador solitário

Imagem
Rousseau (1712-1778) foi criado em Genebra, cidade de Calvino. Mas logo cedo, após uma infância bastante difícil, fugiu e acabou por tornar-se, por necessidade, católico romano. Uma de suas obras mais famosas foi “Do contrato social”, um clássico do pensamento político. Algo interessantíssimo em Rousseau foi que ele reagiu veementemente contra o absolutismo de Jean Bodin, Bossuet e Hobbes, mas também não concordou com o liberalismo de Locke e Montesquieu, mais adeptos de um parlamentarismo representativo. O que sobrava então? Ele elaborou a questão da soberania popular. Um sistema em que, cada qual, dando-se por inteiramente, por igual, continuasse tão livre, ou mais, do que quando se encontrava no que chamou de estado da natureza. Quando todos se associam, criam um corpo político, soberano, que se expressa pela vontade geral , vontade essa não pode errar, pois ninguém quer prejudicar-se a sim mesmo. Ocioso dizer que Rousseau não acreditava nem no poder despótico

OUÇAM!

Imagem
Um dos alertas mais constantes do nosso Senhor foi acerca da necessidade de sermos bons ouvintes. Vejam: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.   Mateus   13 : 9 Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.   Mateus   11 : 15 Se alguém tem ouvidos, ouça.   Apocalipse   13 : 9 E disse-lhes: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.   Marcos   4 : 9 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Apocalipse   2 : 29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Apocalipse   3 : 6 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Apocalipse   3 : 13 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Apocalipse   3 : 22 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.   Marcos   4 : 23 Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.   Mateus   13 : 43 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.   Marcos   7 : 16 Nem presta para a terra, nem para o monturo; lançam-no fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Vida Simples

É vergonhoso a um cristão buscar desenfreadamente o acúmulo de bens materiais. Isso porque, se quiser viver conforme o seu Senhor viveu, deverá buscar uma simplicidade em sua vida, para que ela porventura não fique carregada de obstáculos à realização do bem. Há uma corja de pseudo-líderes que têm comportamento pernicioso na sociedade. Tiram muitos recursos materiais dela, em forma de dizimo, ofertas e outras modos de contribuição, e pouco devolvem à comunidade, em forma de ação social e missões.