Decisões que devemos evitar

Obedecendo a vontade de Deus

As Escrituras nos recomendam evitar muitos tipos de decisões das quais podemos um dia nos arrepender. Vejamos cinco delas:


1 – EVITE TOMAR DECISÕES DAS QUAIS UM DIA VOCÊ PODE SE ENVERGONHAR, TANTO DIANTE DE DEUS QUANTO DAS PESSOAS QUE VOCÊ AMA:

João 3:20-21: Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus 

Se você tiver que fazer algo escondido de alguém que você ama e que você sabe que te ama, provavelmente não é uma coisa boa.

Se você precisar apagar os rastros do que fez, provavelmente não deveria ter feito.

Seja lá qual for a decisão que você for realizar, não vá para as trevas. Que seja algo que você possa fazer publicamente, sem ter vergonha dos seus pais, conjugue, filhos, amigos, irmãos da igreja.

E se um dia isso vier a acontecer, confesse, peça perdão, vá para a luz.


2 – EVITE DESAGRADAR JESUS POR AMOR OU CONSIDERAÇÃO À OUTRA PESSOA:

Mateus 10:37: Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.

Lembram-se da história do sacerdote Eli, pai de Hofnes e Finéias:

“Porque pisais aos pés os meus sacrifícios e as minhas ofertas de manjares, que ordenei se me fizessem na minha morada, e tu, porque honras a teus filhos mais do que a mim, para tu e eles vos engordardes das melhores de toda ofertas do meu povo Israel” (1 Samuel 2.29).

No caso do sacerdote Eli, sabemos o fim que a família dele teve.

Não devemos, por amor a alguém, desagradar a Deus e ao seu Filho. Envolver-se no discipulado com Cristo fatalmente irá desagradar alguém do nosso convívio familiar ou social, em algum momento.


3 - EVITE ACHAR QUE VOCÊ É AUTOSSUFICIENTE E QUE NÃO PRECISA JAMAIS DO CONSELHO DE ALGUÉM

Provérbios 24:6: Com conselhos prudentes tu farás a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros.

Seu primeiro conselho tem que ser da Palavra do Senhor.

Em segundo lugar, seus pais.

Depois, de pessoas sábias, e tementes a Deus, nas coisas espirituais.

Sempre existirão pessoas mais sábias do que você no campo que você decidiu atuar. Pessoas que já passaram por determinadas experiências. Há uma herança de sabedoria que você pode se apossar para que não precise passar pelas mesmas experiências. Você não precisa seguir todos os conselhos que você ouvir. Mas ouvir é sempre bom.

Se você ama determinada área de atuação, é bom se informar com quem é melhor do que tu, ou já está em uma posição que você queira chegar um dia. 


4 – NUNCA DECIDA CONTENTAR-SE COM O NÍVEL QUE VOCÊ CHEGOU, PRINCIPALMENTE NAQUILO QUE VOCÊ ENTENDE SER IMPORTANTE NA SUA VIDA – ou seja, EVITE A ACOMODAÇÃO 

Lucas 2.52: E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.

Filipenses 3.12: ... prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Quem para de crescer, diminui.

Quem deixa de conquistar, corre o risco de perder o que já tem.

O maravilhoso de servir um Deus eterno é que sempre haverá oportunidade para crescimento, desenvolvimento.

Não devemos nos acomodar em nenhuma área de nossa vida, seja espiritual, profissional, conhecimento, etc.


5 - NUNCA DECIDA DESVIAR-SE DOS CAMINHOS DE JESUS. ABANDONAR O EVANGELHO.

2 Pedro 2.20-22: “Portanto, se depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro. Porque melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, após conhece-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado. Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e a porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal”.

Esta é a pior decisão que alguém poderia realizar. Satanás tem predileção em arruinar a vida de quem um dia já participou do evangelho. É uma forma de arruinar publicamente quem publicamente já honrou a Deus algum dia.


foto: http://ieabheliopolis.blogspot.com.br/2012/07/nao-tome-decisoes-erradas-escolha-deus.html

Comentários

Mais visitadas da semana

E não endureçais os vossos corações (Hebreus 3.7-13)

Manaém, o colaço de Herodes

Aprendendo com os erros do Rei Amazias

A parábola do jumentinho

Arminianismo e Catolicismo Romano

Porque Ele vive!!!

Panorama do Novo Testamento: O Evangelho de João

O amor não é sentimento, é mandamento

Confirma, Senhor, a obra de nossas mãos

Quem veio primeiro: A Igreja ou as Escrituras?