Acolhei ao que é débil na fé - uma reflexão sobre romanos 14.1

pixabay

"Acolhei ao que é débil na fé, não porém, para discutir opiniões" (Romanos 14.1)

Débil significa fraco. Alguém com uma mente muito escrupulosa, que pode se ofender com facilidade.

No contexto da epístola aos romanos, parece dizer respeito aos que eram mais apegados às regras e prescrições alimentares, que achavam que uma pessoa poderia pecar se comesse determinados alimentos (Rom 14.3). Também parecia estar associada a questão da guarda de determinados dias (Rom 14.5).

Paulo ensina que devemos acolher os tais. Acolher significa receber com o coração e inserir no grupo de amigos. Ou seja, é para considerar estas questões como secundárias e não impeditivas para que haja comunhão. Paulo diz para não discutir opinião, no sentido de "não forçar" em cima do fraco.

Em minha experiência pessoal, tenho visto que temos a tendência de querer que o outro se conforme com todas as nossas opiniões e práticas. E quem não concorda conosco logo desprezamos ou julgamos. Isso também é proibido pelo apóstolo (leia o capítulo inteiro). Não devemos ser juízes uns dos outros. 

Tenho visto que funciona mais para a comunhão evitar o julgamento. Evitar mesmo discussão e debate de coisas não essenciais, ainda que se possa achar que esteja errado. Deixa o outro ter a sua própria experiência de Deus. Entender que para um grupo funcionar, nem todos precisam estar uniformemente pensando sobre todas as coisas. Fazendo isso, corremos o risco até de entristecer demasiadamente o irmão e ele nos abandonar. Tentar "corrigir" o outro faz com que ele muitas vezes corra de nós. Precisamos ter paciência infinita. Isso não significa ser conivente com o pecado, pois não é disso que estamos falando. Mas cuidado para não associar ao conceito de pecado estas questões que são secundárias.

Saiba que você é que vai prestar contas a Deus das coisas que faz ou deixa de fazer. Não tenha o fardo de ser um supervisor total da vida alheia. Acolha quem você considera mais fraco na fé. Estabeleça comunhão. Assim, todos ganhamos, seja por aprender a tolerância ou mesmo de nos deixar transformar por uma amizade verdadeira.

Comentários

Postar um comentário

Mais visitadas da semana

E não endureçais os vossos corações (Hebreus 3.7-13)

O amor não é sentimento, é mandamento

TEOLOGIA: CONCEITOS E TIPOS

Aprendendo com os erros do Rei Amazias

Quem veio primeiro: A Igreja ou as Escrituras?

Manaém, o colaço de Herodes

A triste história do Rei Asa

A fé segundo Rubem Alves

O discípulo Ananias