O amor não é sentimento, é mandamento

O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
(João 15.12-14)

Não gostar de alguém não nos isenta de amar. Gostar é sentimento. Amar é uma ação. Sentimentos surgem depois. Luther King chegou a dizer: "Deus me manda amar, não necessariamente gostar". Amar, é mandamento e independe (ou pelo menos deveria independer) do que estou sentindo. Devemos ser capazes de amar alguém mesmo não gostando. Se isso deve ser verdade para com as pessoas más, quanto mais para com nosso irmão em Cristo.

O modelo do mandamento é o próprio Jesus, pois ele disse "assim como EU vos amei". Jesus dedicou uma vida àquela pequena comunidade de discípulos e depois morreu por ela, não perdendo nenhum deles, somente o filho da perdição. E esse é o nosso desafio.

De qualquer modo, dar a vida não é somente morrer por alguém. Mas é também dedicar uma vida com um serviço humilde, abnegado, dedicado à comunidade que o Senhor nos inseriu. E esse é o sinal da verdadeira amizade com Deus, a nossa disposição de amar o nosso irmão, pois ele disse que seríamos amigos dele se fizéssemos o que ele nos manda. Isso porque, o que Jesus quer é que a igreja seja uma comunidade de amigos que se amam. Isso é ser igreja de Jesus.

Comentários

Mais visitadas da semana

E não endureçais os vossos corações (Hebreus 3.7-13)

Manaém, o colaço de Herodes

A tristeza de William J. Seymour

Arminianismo e Catolicismo Romano

Aprendendo com os erros do Rei Amazias

Panorama do Novo Testamento: Atos dos Apóstolos

Panorama do Novo Testamento: O Evangelho de João

Resenha da obra "Ego Transformado", de Tim Keller

A triste história do Rei Asa