Olhos bons, olhos maus

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!(Mateus 6:22-23)


Olhos bons... olhos maus....

Se você verificar o contexto destas palavras de Jesus, verá que está dentro da parte do sermão do mente que nos diz para não acumularmos tesouros na terra. Os versículos imediatamente anteriores são estes:

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. (Mateus 6:19-21)

E o versículo imediatamente posterior é este:

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom (Mateus 6:24)

Ou seja, percebemos que ter olhos maus significa exatamente ter os olhos nas riquezas, viver somente para acumular tesouros.

Parece que somos educados desde crianças somente a ajuntar dinheiro. De acordo com o padrão do reino, isto está completamente errado. Quem viver para isso, segundo Cristo, terá os olhos maus e estará vivendo em trevas!

De fato, se verificarmos toda a origem dos males neste mundo, está na grande ambição de pessoas em explorar e acumular riquezas. Paulo disse: "Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores". 1 Timóteo 6:10

O que seria então ter bons olhos diante do Senhor? Vejamos algumas dicas da Escrituras Sagrada:

Olhar para o Senhor: Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. (Hebreus 12:2); A ti levanto os meus olhos, ó tu que habitas nos céus. (Salmos 123:1)

Olhar para a lei: Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei.Salmos 119:18

Olhar para o necessitado: O que dá ao pobre não terá necessidade, mas o que esconde os seus olhos terá muitas maldições. Provérbios 28:27

Enfim. Há muitos outros exemplos nas Escrituras. Entretanto, estes são suficientes para nos demonstrar que os olhos bons são os que olham diretamente para o Senhor, para sua palavra, que não se desviam do pobre para o ajudar. Ou seja, não são olhos que vivem fixos nas riquezas deste mundo, mas sim naquilo que é santo, puro e espiritual. Que o Senhor nos ajude a ter olhos bons.

Comentários

Mais visitadas da semana

E não endureçais os vossos corações (Hebreus 3.7-13)

Manaém, o colaço de Herodes

Aprendendo com os erros do Rei Amazias

A parábola do jumentinho

Porque Ele vive!!!

Panorama do Novo Testamento: O Evangelho de João

Arminianismo e Catolicismo Romano

O amor não é sentimento, é mandamento

Confirma, Senhor, a obra de nossas mãos

Quem veio primeiro: A Igreja ou as Escrituras?