O que igrejas evangélicas podem fazer por moradores de rua?

Há centenas de moradores de rua em São Paulo. Muitos destes com sérios problemas de vício em álcool e drogas. São homens (a maioria) e mulheres que já foram desacreditados por seus próprios familiares, sem trabalho, e sem casa.

Quantas igrejas (locais) existem na cidade de São Paulo? Pelo menos umas mil? Certamente. Imaginem se cada uma conseguisse tirar pelo menos um desses homens das ruas de São Paulo por ano. Isso não ajudaria a aliviar a dor de muitas pessoas?

Mas como fazer isso?

Em toda a igreja sempre há um grupo de pessoas que deseja realizar algum tipo de ação social. Geralmente são irmãos que levam alimentos e roupas pelas ruas.

Em todo trabalho como esse, sempre haverá alguém que quer sair das ruas. Muitos perguntam por isso.

Daí, é necessário ter contato com algum grupo que seja especializado no acolhimento. Por exemplo, há a missão GEUJ & Philadelfia, cuja sede fica na região conhecida como Cracolândia. Tem também a ONG Mais amor São Paulo. Eles recebem homens que expressam verdadeiro desejo de sair das ruas e encaminham para casas terapêuticas especializadas.

Fato é que, a medida que você se aprofunda um pouco mais neste trabalho, vai ampliando sua rede de contatos com ministérios cujo foco é trabalhar com esse perfil.

Existem custos? Sim. E não são poucos e nem baixos. É também um trabalho lento. Há igrejas, penso, que possuem capacidade financeira para bancar muito mais tratamentos, porém, que não possuem esse foco, infelizmente. Por isso, com algumas exceções, me parece que a esperança está em igrejas menores, ministérios pequenos, cuja ambição não seja se tornarem verdadeiros impérios, mas que inclua em suas atividades essa missão de resgatar vidas da miséria.

Por isso, mãos à obra. Comece devagar, mas com um trabalho constante. Se vocês perseverarem, o Senhor sempre dará sabedoria para agir em cada caso. É verdade que muitos desistirão do tratamento no meio do caminho, mas não se permitam desanimar, afinal, nesse processo, certamente estarão abençoando a vida de muitas pessoas.

A caridade para com moradores de rua

Comentários

Mais visitadas do mês

Manaém, o colaço de Herodes

Resenha da obra "Ego Transformado", de Tim Keller

Aprendendo com os erros do Rei Amazias

Acolhei ao que é débil na fé - uma reflexão sobre romanos 14.1

E não endureçais os vossos corações (Hebreus 3.7-13)

Os discípulos ocultos de Jesus

A fé segundo Rubem Alves

Panorama do Novo Testamento: O Evangelho de João

O crente egoísta

As atitudes missionárias de Jesus