Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2011

O livre arbítrio arminiano/wesleyano significa salvação pelas obras?

Imagem
H á algum tempo, li em um site calvinista radical em que se duvidava da possibilidade da salvação de um cristão arminiano/wesleyano. Isto porque, para alguns calvinistas, a salvação, conforme exposta pelo arminianismo, seria pelas obras, e não somente pela graça de Deus.

Liberdade e Servidão

Imagem
"Um cristão é um senhor livre sobre todas as coisas e nã ose submete a ninguém" "Um cristão é um súdito e servidor de todas as coisas e se submete a todos" (LUTERO, "A liberdade do cristão", Ed. Unesp, p. 25. A maior escravidão, segundo as Escrituras, é o pecado. Primeiramente, os pecados pessoais, dos quais, em Cristo, nos podemos ver livres, tanto dos seus efeitos, como de sua condenação.

Labor Teológico Saudável

T odo labor teológico que não leva ao conhecimento de Deus, gerando amor e reverência a Ele, bem como à vida piedosa, corre o risco de se tornar eminentemente especulativo e levar ao esfriamento da alma. Então, pergunte à teologia que você estudou: me levou a amar mais a Deus; me levou à reforma da minha própria vida, à disciplina espiritual? Em caso negativo, reveja seus estudos e recomece novamente.

Igreja perniciosa

U ma das características de uma igreja que age de forma perniciosa, em minha opinião, é que ela retira muitos recursos financeiros da sociedade, mas dão pouco retorno em termos de recuperação de pessoas, promoção da felicidade e ação social, além de engordar sobremaneira os cofres de seus líderes. Além do que, passa a tratar todas as demais igrejas que lhe ameaçam como concorrentes, utilizando todo o seu aparato comercial para, direta ou indiretamente, detonar com aqueles que julgam poder prejudicar seus interesses. Um triste "tiro" na unidade da igreja cristã. Novamente, rasgam as vestes de Cristo...

Minhas dificuldades com o sistema calvinista de pensamento

Imagem
S ou admirador de muitos autores calvinistas, e no que diz respeito em ouvir e ler material teológico evangélico, a maior parte do meu tempo e dedicação tem sido em ler autores desta linha de pensamento, como o próprio Calvino, Spurgeon, Loyd-Jones, John Pipper, Berkhof, entre outros. Particularmente, eu tenho a impressão de que o protestantismo sério, do ponto de vista prático e teológico, tem sido majoritariamente calvinista, e até poderei um dia tornar-me um também.