Postagens

Mostrando postagens de março, 2011

Decepcionados com a Instituição

Imagem
H á um número razoável de pessoas desiludidas com a instituição igreja. E, como fruto desta desilusão, acabam rompendo com a sua denominação, atacando-a através de sites, blogs, livros e outros meios de comunicação. E não há como negar que, em alguns casos, profeticamente prestam um serviço à comunidade cristã como um todo. Isto porque, de fato, a instituição igreja, torna-se, algumas vezes (talvez, muitaz vezes), um projeto mais de homens do que do próprio reino. Estas pessoas, se tornam então como que profetas no deserto, atacando a instituição; alguns chegam a sugerir a sua não existência. Entretanto, será que é possível, caso queiramos agir de forma organizada, comunitária, e racional no mundo, abrirmos mão da instituição? Tenho alguns motivos para entender que não. Isto porque, não é possível organizar um grupo sem institucionalizá-lo, conforme já disse em um outro texto Igreja X Instituição . Instituição, de maneira geral, é a organiz

Da iniquidade estrutural

Imagem
Geralmente, estamos acostumados, em nossos cultos e igrejas, a combater as injustiças de ordem pessoal. Trovejamos contra os abusos nas áreas da cobiça e da gula, das relações sexuais ilícitas, do egoísmo, e coisas do tipo. Entretanto, existe um tipo de injustiça, de iniqüidade que não são mais de ordem pessoal, mas foram de algum modo agregadas às instituições, às leis, fazendo parte da estrutura de uma determinada sociedade. Assim era, por exemplo, no caso da escravidão, vista como tremendamente normal por uma parte da população (e até mesmo por cristãos). Estes dias eu estava a ler acerca de pensões vitalícias recebida por ex-governadores de alguns estados, pensões estas estendidas, em alguns casos, ao cônjuge e filhos até a maioridade.

Dos defeitos arraigados em nossas vidas

Imagem
Q uando lemos sobre a vida de alguns homens de Deus, vemos que eles não eram tão perfeitos quanto pensamos, e não obstante terem uma honrosa existência, apresentaram ao longo de suas vidas falhas de caráter, ou mesmo pecados arraigados dos quais não conseguiram se livrar.

Voltaire acerca dos quakers

Imagem
L i novamente hoje parte de uma obra que acho bastante interessante. Trata-se de "Cartas Filosóficas" de Voltaire, publicado pela Editora Landy. Em uma delas, ele relata uma visita que fez aos quakers. Os quakers são um grupo criado após a Reforma Protestante, que existe até os nossos dias, totalmente pacifista, que busca viver em comunidade os princípios ensinados por Jesus no sermão do monte.

Filhos de pais separados

Imagem
É uma realidade que tem aumentado o número de divórcios, mesmo entre os evangélicos, no Brasil. Já se foi o tempo em que, de modo geral, as famílias cristãs apresentavam maior estabilidade que aquelas que não se freqüentam constantemente nenhuma instituição religiosa. As maiores vítimas de tais ocorrências, obviamente, são os filhos, daí, haver uma necessidade de maior atenção às crianças nesta situação tão difícil. A desatenção da parte dos pais pode acabar provocando algumas dificuldades emocionais complicadas. Como agir para que tal não ocorra?